F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel (Ferrari) acabou os testes da Pirelli com o melhor tempo

Sebastian Vettel foi o mais rápido no segundo e último dia de testes de pneus de chuva que a Pirelli levou a cabo na pista francesa de Paul Ricard. Com o asfalto artificialmente inundado, Ferrari, Red Bull e McLaren cumpriram hoje um total de 374 voltas, ainda com os carros de 2015 sem novidades, com o alemão da Scuderia a fazer o melhor tempo (1.06,750 m) já perto do final da sessão.

Os pilotos hoje presentes – Vettel e Kvyat renderam Raikkonen e Ricciardo na Ferrari e Red Bull, respectivamente, continuando Vandoorne na McLaren – fizeram, essencialmente, séries de 15 voltas para que a Pirelli se apercebesse da evolução do desgaste dos pneus de chuva em condições de progressiva secagem do asfalto. Também isso explica os tempos muito mais rápidos de hoje, face ao 1.08,7 que tinha sido a melhor marca obtida por Ricciardo no primeiro dia.

O Ferrari de Vettel (134 voltas) rodou como um… relógio suíço, o mesmo não se podendo dizer dos outros dois carros: o Red Bull de Kvyat (113 voltas) terminou o treino mais cedo, recolhendo às «boxes» com um problema mecânico não especificado, tendo ficado a um décimo da marca de Vettel; o McLaren de Vandoorne (127 voltas) teve problemas mecânicos da parte da manhã e acabou o dia a um segundo do Ferrari.

Para Vettel foi também a primeira oportunidade para trabalhar com o reforço da equipa técnica da Scuderia, o engenheiro Jock Clear, que esteve presente nos dois dias, embora oficialmente apenas a assistir. Clear é um dos mais experientes engenheiros da Fórmula 1, tendo começado por formar uma dupla célebre com Jacques Villeneuve na Williams e trabalhando depois noutras equipas. No ano passado estava na Mercedes mas um pouco na «prateleira», sendo contratado pela Ferrari para liderar a equipa de engenheiros em pista.

Esta foi praticamente a última vez que os carros de 2015 estiveram em pista, já que os próximos testes serão a 22 de Fevereiro, em Barcelona, já com os carros de 2016. O «praticamente» deve-se ao facto de a Sauber participar nos testes de Barcelona com um C34 de 2015 bastante modificado, enquanto não tem o novo C35 terminado.

Partilhar Notícia.