F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vettel com novo motor na Malásia… mas o de Singapura ficou bom!

Boas notícias para Sebastian Vettel: o motor que usou no G.P. de Singapura não focou afectado pelo embate do carro do seu colega de equipa no arranque; e a Ferrari está a encarar a possibilidade de estrear, já na Malásia, uma nova evolução do motor térmico, ou seja, o V6. Porque ninguém na Scuderia desistiu de perseguir Lewis Hamilton na corrida pelo título deste ano!

De início, ao ver o rombo na traseira-esquerda do carro do alemão e a forma como os fluídos do sistema hidráulico saíram, houve alguma preocupação que o motor pudesse ter sido, de alguma forma, afectado pelo embate na partida da última corrida do Mundial. Daí o pedido tão urgente do seu engenheiro para que Vettel parasse o carro e desligasse o motor. Mas depois de uma profunda verificação, a Scuderia concluiu que o grupo propulsor não sofreu qualquer dano e que esta que é a terceira unidade do ano (excepto o turbo que já está no limite dos quatro exemplares) poderá ser reutilizado.

Assim, o motor de Singapura passará a integrar o grupo de motores que a Ferrari tem de parte, que já foram usados mas que poderão voltar ao serviço a qualquer altura, pois faltam ainda seis Grandes Prémios o que, em teoria, será demais para um só grupo propulsor. Porque a equipa italiana deverá estrear o quarto motor (excepto o turbo, claro) já na Malásia, com um V6 com algumas evoluções que lhe permite ter mais cavalos.

O único problema é que, ao estrear agora esse novo motor térmico, a Ferrari já terá de respeitar a nova regra que entrou em vigor em Monza, de um menor consumo de óleo, limitado a 0,9 l/100 km. Isso poderá deixá-la em dificuldades face à Mercedes que, ao estrear o quarto motor na Bélgica – e ficando de lado com as terceiras unidades quase novas – ainda as pode usar com o anterior valor de 1,2 l/100 km. O que significa que poderá injectar um pouco mais de óleo na câmara para uma combustão mais eficaz…

A Ferrari deu a entender que não foi apanhada desprevenida por esta manobra da Mercedes na Bélgica, mas não pôde fazer o mesmo por ainda não ter prontas as evoluções que queria introduzir no V6. E que deverão chegar agora, para o G.P. da Malásia.

Partilhar Notícia.