F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vitória de Vettel e Ferrari «ajudada» por… um amuleto?!

Foi um detalhe que quase passou despercebido mas que só serve para reforçar superstições ou, como por vezes se diz, «não acredito em bruxas mas que as há…». Este ano, por insistência do próprio presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, os fatos dos pilotos da Scuderia receberam, na manga esquerda, um trevo de quatro folhas, amuleto de tempos imemoriáveis e que, pelos vistos, funcionou na Austrália, com a vitória de Sebastian Vettel!

Marchionne quis que o «quadrifoglio verde» – símbolo ligado há longos anos à Alfa Romeo, cujo logótipo tem aparecido na carroçaria dos carros da Scuderia – aparecesse tanto nos fatos dos pilotos como no SF70H e, superstição ou não, a verdade é que se estreou com uma vitória! Foi a primeira vez que um Ferrari utilizou o «quadrifloglio verde» num F1, mas a experiência saldou-se por um resultado brilhante…

Não foi, contudo, a primeira vez que Ferrari usou aquele símbolo usado como amuleto, pois o próprio Enzo Ferrari o utilizou quando liderava a equipa oficial da Alfa Romeo, antes da II Guerra. Como recordou a revista italiana «Autosprint», ao divulgar o detalhe do amuleto utilizado pela Scuderia na abertura do Mundial.

Na verdade o responsável pela criação do «quadrifoglio verde» e da sua ligação à Alfa Romeo –que ainda hoje dura até nos modelos de estrada mais desportivos – foi o piloto Ugo Sivocci, há quase cem anos, numa fase em que os carros eram mecanicamente frágeis e raramente terminavam as provas. Sivocci decidiu colocar um trevo verde dentro de um quadrado branco no seu Alfa Romeo P1 antes da Targa Florio de 1923 que… acabaria por vencer!

Sivocci era grande amigo de Enzo Ferrari e Antonio Ascari, os outros pilotos da equipa oficial Alfa Romeo, e facilmente os convenceu a usar o «quadrifoglio verde» que rapidamente se tornou um símbolo da própria marca… A força do amuleto ficou comprovada da forma mais trágica, pela morte do próprio Sivocci alguns meses depois, em Monza. O seu carro tinha tido alguns problemas e os mecânicos tinham trocado a tampa do motor, não tido tempo para… colocar o «quadrifoglio verde».

Se o trevo de quatro folhas sempre foi tido como um amuleto, aqui nasceu a lenda do amuleto nas corridas que, pelos vistos, não deixou Sergio Marchionne indiferente. Acredite-se ou não nestas coisas, pelo menos na Austrália não atrapalhou Vettel e a Ferrari!

Partilhar Notícia.