F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Williams confirmou Stroll ao lado de Bottas… e ainda teve mais uma boa notícia!

Foi hoje que a Williams revelou ao Mundo o segredo mais mal guardado das últimas épocas da Fórmula 1: o jovem canadiano Lance Stroll vai mesmo estrear-se no Mundial de F1 em 2017, fazendo equipa com Valtteri Bottas, ao volante dos Williams FW40, em homenagem ao 40.º aniversário da escuderia de Grove!

Para Bottas será a quinta temporada consecutiva com a Williams (ainda não conheceu outra equipa na F1), assumindo-se como líder claro da equipa. «O Valtteri já é um elemento muito querido desta família, o seu talento é inquestionável e a sua experiência será fundamental para liderar a evolução da equipa», justificou Claire Williams. «O Lance juntou-se ao nosso programa de Jovens Pilotos no final de 2015 e impressionou de imediato os nossos engenheiros com a sua maturidade, talento e entusiasmo. A Williams tem uma grande tradição no lançamento de jovens pilotos na F1 e ele terá a sua oportunidade para crescer e desenvolver-se como piloto».

Valtteri Bottas disse-se encantado por iniciar a quinta temporada com a Williams. «Em especial porque 2017 será uma época particularmente entusiasmante com todas as mudanças dos regulamentos e uma grande oportunidade para a equipa se chegar mais à frente», referiu o finlandês. «E não quero deixar de dar as boas-vindas ao Lance, espero que consigamos fazer belas coisas em conjunto!».

Desde os oito anos, quando começou a correr nos «karts», que Lance Stroll tem vindo a ser formado e… «formatado» para chegar à Fórmula 1. Sempre muito bem apoiado financeiramente pela enorme fortuna do pai, é verdade, mas correspondendo com um talento evidente, dominando os campeonatos por onde foi passando: a F1 italiana em 2014, as Toyota Racing Series na Nova Zelândia em 2015 e, este ano, o Europeu de Fórmula 3, com 14 «poles» e outras tantas vitórias, com apenas 17 anos.

Tendo completado 18 anos no passado fim-de-semana, já podia participar na apresentação da equipa Williams e associar-se ao «sponsor» principal da equipa… uma bebida alcoólica. E mostrou-se encantado com tudo o que lhes está a acontecer: «Isto é a concretização de um sonho de criança, desde que me iniciei nos karts. A F1 era o objectivo máximo, em especial quando comecei a correr em monolugares, em 2014».

Stroll mostra ter os pés bem assentes no chão quando avisa que «2017 vai ser uma época de aprendizagem e de absorver tudo o que a Williams puder partilhar». Por outro lado, o canadiano tem vindo a preparar-se cuidadosamente para este grande salto, com um intenso plano de testes. «Desde Agosto que tenho vindo a rodar com um Williams FW36 de 2014 e a experiência tem corrido muito bem. A potência é incrível, tenho aprendido muito sobre o carro, a carga aerodinâmica, o funcionamento do DRS, a gestão dos pneus, encontrar o ritmo de corrida e os limites. Sinto-me cada vez mais confortável e confiante».

E quando dão a entender que a sua chegada à Fórmula 1 está muito relacionada com o dinheiro que o pai, Lawrence, investiu na sua carreira, Lance Stroll responde de forma tranquila: «Conheci o sucesso no karting, na F4, na Toyota Racing Series e, mais recentemente, na F3, vencendo todas as categorias em que competi. Agradeço a todos os que me ajudaram a chegar até aqui, mas acho que mereço esta oportunidade na Fórmula 1»

Mas esta nem terá sido a notícia mais saudada na apresentação realizada nas instalações da Williams, em Grove, no Oxfordshire (Inglaterra)… A melhor surpresa foi a notícia de que Frank Williams (74 anos) já estava de volta a casa desde a passada segunda-feira, depois de um longo internamento, desde Setembro passado, para debelar uma pneumonia contraída durante do G.P. de Itália. Ainda em convalescença, Frank Williams está já bastante melhor e já prometeu aparecer na fábrica um dia destes!

Partilhar Notícia.