F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Williams investiga problema com o cinto de segurança de Bottas

A Williams vai lançar uma investigação profunda ao sucedido durante o G.P. de Singapura, quando Valtteri Bottas teve de fazer uma paragem não prevista na sua «box» só para um dos seus mecânicos apertar o cinto de segurança que tinha ficado lasso. Algo que nunca tinha acontecido e que a equipa encara como muito grave, até porque pode colocar em causa a integridade física do seu piloto, em causa de falhar num embate violento.

«O cinto ficou largo e, assim que ele nos comunicou pelo rádio, dissemos-lhe para entrar na ‘box’ e reapertámo-lo», contou Rob Smedley, responsável das operações da equipa. «Temos de perceber porque ficou solto, é algo que nos deve preocupar, não é suposto um cinto estar solto quando eles guiam a estas velocidades». Smedley afastou a hipótese de a génese do problema ser mesma que já tinha provocado um incidente semelhante, em 2014, no Brasil.

«Temos de analisar correctamente o que se passou e actuar. Mas o mais importante é corrigir o problema já para a Malásia. Fizemos toda a época sem que algo de semelhante sucedesse, fosse em corridas ou em treinos. Por isso ficamos preocupados por isto ter acontecido assim, de repente», completou Smedley.

Indirectamente, acabou por ser este problema com o cinto a provocar o abandono de Bottas de uma prova que já lhe estava a correr francamente mal. Mas, ao voltar à pista depois de uma paragem de mais de meio minuto, o finlandês não usou correctamente a embraiagem no arranque e acabou por danificar a 1.ª velocidade. «Tendo a 1.ª falhado, poderia causar danos no resto da caixa e não valia a pena correr riscos para andar na posição em que estávamos na pista…», justificou Smedley.

Partilhar Notícia.